quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Será mesmo?

Pois é verdade, vou falar sobre video jogos e até que ponto isso pode influênciar negativamente nas vidas dos adolescentes e mesmo dos adultos.

É de facto verdade que um jogo para computador é feito para o lazer e divertimento das pessoas e muitos até ajudam na evolução dos jovens/adolescentes, principalmente pela variadade de jogos que existem e pelas caracteristicas destes mesmo, por exemplo a maior parte são em lingua estrangeira e outros recriados em factos do dia-a-dia.

Mas nem tudo o que falam por vezes é certo e seguro. Eu considero os jogos actualmente uma perda de tempo, e uma distracção para a realidade.
Quantas pessoas eu vejo a perderem-se na sua vida escolar e social por um simples jogo que nada trará para o seu futuro. Eu acho incrivel como é que alguém pode faltar a compromissos, quer profissionais, quer sociais, por causa de um jogo de computador; "será que não percebem que os jogos não passam de um lazer, de um hobbie sem importância ?" Pois realmente muitos jovens actualmente tornam-se violentos, "cromos" e pessoas quase sem amigos "reais".
Os jogos que mais fazem com que tudo isto aconteca são, na minha opinião, o bem conhecido "world of warcraft", o classico "counter strike" e ainda os clássicos CC.

Da opinião que consigo tirar eu digo que a maior parte da mentalidade desses jovens ainda está virada para a profissionalização do "gaming" em Portugal. Não acho impossivel mas considero algo muito dificil de acontecer. É uma coisa que neste momento está fora do alcance de Portugal pelo simples factor, as empresas portuguesas não apostam nas organizações de gaming que existem em Portugal, como por exemplo "http://www.energie5.com/", "http://www.defs.org/ ", devido á falta de informação das mesmas. Está mais que provado (olhando para o estrangeiro) que este tipo de apoio/patrocinio trás grande lucro e grande publicidade. No estrangeiro já acontecesse mas também não podemos comparar alguns paises da Europa com Portugal, devido ao nivel de vida e á sua economia.
Em alguns países europeus e não só, já existe a profissionalização do gaming, esta afirmação levanta uma questão fundamental, "então mas os jogos não eram um elemento negativo na vida?" Pois realmente é verdade olhamos para os jogadores lá fora que fazem do jogo um emprego e perguntamos-nos "que tipo de pessoas serão eles?". Eu já tive o prazer de falar com um dos melhores jogadores dos clássicos CC e ele disse-me uma frase que resumiu tudo, "..um bom profissional de gaming é aquele que estuda e joga mutuamente...", se todos os "viciados" seguissem o seu exemplo, Portugal e afins podiam tomar outro rumo a nivel do gaming e a nivel socio-economico.

Sinceramente acho que os jogos devem ser jogados na desportiva e sem rivalidades. Se querem jogar joguem mas não deixem os estudos nem de conviver com as pessoas em redor.

Dedicado ao meu "primo" André Martins (só para saber que eu dedico-me aos estudos.)

3 comentários:

Unknown disse...

MT BOM ARTIGO PRIMÃO!

pá pronto realmente tou a ver que estudar é contg :P

Anónimo disse...

daki a nada escreves um livro neh? hehe
sabes perfeitamente k jogar sem rivalidades (saudaveis entenda-se) tira metade da piada de, passo a expressao, espetar um head no adversario :P

certo, "verdinho" ? hihi


ps: na verificacao de palavras para poder postar, a palavra era "HAXtg"
cm nerd k tb es pensei k acharias piada!

Anónimo disse...

que interessante essa tua divagação...depois temos que ter uma conversinha eheheheh